Tecnologias científicas

Podemos estabelecer uma noção de “tecnologias científicas” quando nos referimos às práticas nas áreas e especialidades das mais variadas ciências, que levam à construção de métodos, técnicas, materiais e processos para resolver problemas, de acordo com os interesses da produção do conhecimento, seus pesquisadores, idealizadores e financiadores.

Aqui abordaremos alguns exemplos de como as tecnologias científicas podem ser construídas e desconstruídas, e como estas têm ligação com o desenvolvimento do capitalismo, das instituições e políticas científicas.

NUNCA HÁ NEUTRALIDADE OU IMPARCIALIDADE NA PRODUÇÃO, NA ADOÇÃO, NA DEFESA, NA UTILIZAÇÃO DE QUALQUER TECNOLOGIA CIENTÍFICA.

Toda tecnologia científica é produto das relações sociais, econômicas, culturais e políticas de seu tempo, atendendo interesses de grupos específicos e, portanto, podem ser criticadas e substituídas, conforme as disputas de poder e a força que cada grupo possui para fazer a sua tecnologia científica ser mais relevante que a de outro grupo.

Uma resposta em “Tecnologias científicas

  1. Pingback: Qual é a relação do trabalho do seu grupo com conceitos tratados na disciplina? | Ciências, Tecnologias, Sociedades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s